QUISTOS PARAMENISCAIS

Um quisto é definido como uma cavidade preenchida por fluido e é revestido por uma camada de células.

Os quistos parameniscais encontram-se associados a lesões do menisco e frequentemente têm uma localização fora da articulação (extra articular).

​

O motivo do seu aparecimento (etiologia) não é claro, existindo de momento duas teorias principais. Uma defende que o aparecimento do quisto se deve à degenerescência (desgaste) do menisco com consequente aumento de produção de líquido (mucina).  A outra teoria , e mais provável, presume a formação do quisto como consequência do extravasamento (saída) do liquido sinovial  (liquido com diversas propriedades que existe dentro do  joelho) através de uma lesão (ruptura) no menisco.

​

Os quistos parameniscais ocorrem com maior frequência associados ao menisco lateral do que ao menisco medial.Habitualmente, os quistos parameniscais não provocam queixas e podem passar despercebidos, no entanto dependendo do seu volume podem provocar sintomas.

​

Assim, o quisto pode provocar gonalgia (dor no joelho), edema (inchaço) medial ou lateral e mesmo uma massa visível (mais frequente nos quistos parameniscais laterais), de consistência variável.

​

O seu ortopedista ou médico de clínica geral poderão realizar o diagnóstico com o exame objectivo.  No entanto, para confirmar o diagnóstico são pedidos exames complementares de diagnóstico como o Rx, a Ecografia e a Ressonância Magnética. A ressonância magnética é o exame de eleição uma vez que permite definir a localização do quisto, o tamanho e caracterizar outras lesões intra articulares - como a do menisco.

​

Caso o quisto não provoque sintomas (assintomático) não é necessário realizar tratamento específico.

Caso o quisto provoque dor ou desconforto, o seu médico assistente iniciará o tratamento conservadoramente com analgésicos, anti-inflamatórios entre outras medidas conservadoras.

​

Caso os sintomas persistam, e o doente se manifeste insatisfeito com o resultado do tratamento conservador pode ser proposto ao doente a realização de tratamento mini-invasivo dirigido.

Nuno Camelo Agosto 2020

Nuno Camelo Cirurgia Consulta Joelho